2.6.07

do you ever remember me?

"Once I was a soldier
And I fought on foreign sands for you
Once I was a hunter
And I brought home fresh meat for you
Once I was a lover
And I searched behind your eyes for you
And soon there'll be another
To tell you I was just a lie

And though you have forgotten
All of our rubbish dreams
I find myself searching
Through the ashes of our ruins
For the days when we smiled
And the hours that ran wild
With the magic of our eyes
And the silence of our words"



Eu não queria deixar as coisas mais mórbidas por aqui, mas outro dia eu tava andando por uns blogs de música e vi que dia 29 fez 10 anos que o Jeff Buckley morreu. Foi nadar num rio e se afogou, com trinta anos. Quando ele morreu, eu não fazia idéia que ele existia. Meus 14 anos foram embalados por Whigfield e Nikki French (pra eu admitir assim, é porque tem coisa muito pior no meu passado). Fui conhecê-lo bem mais tarde* e eu nunca entendi a morte dele. Quem se afoga em rio? Sempre me pareceu muito mal explicado como alguém como ele morre assim, poof, simplesmente desaparece. Num rio. Acho que nenhuma explicação me deixaria satisfeita.
Muita gente fez música sobre a morte dele, tipo a PJ Harvey, a Aimee Mann. Um monte de gente mesmo. A Aimee Mann tem uma história meio bittersweet com o Jeff. Ela conta melhor:

"This is a song I wrote when Jeff Buckley died. I hadn't known Jeff extremely well, but we kept bumping into each other here and there. One night we met for a drink at a pub in NYC, and started writing messages to each other on a paper placemat that was there, instead of talking, because the music in the bar was really loud or something. An interesting effect of that was that we found ourselves writing things that we would never would dare to say to each other out loud. I remember thinking that he seemed to be sort of lost and sad although he outwardly was very funny and lively and confident, and wrote something about that, among another things. I didn't talk to him for a long time after that - I went to England to live for a while and we talked once or twice and then nothing for over a year. Then one night I got a voice mail message from him that said, "I just realized what you were trying to tell me that night". I tried to call him back but the number I had for him was old, and then I got his new number but I was out of town again and it was difficult to call, and then I heard that he was missing, and presumed dead."


Mas enfim. A vida dele é muito interessante. Claro. Um cara como ele só pode ser bem fudido familiarmente. O pai dele é o Tim Buckley, que também era músico. O Tim abandonou a mulher (Mary) e o Jeff. Os dois só se conheceram quando o Jeff tinha oito anos. O Tim morreu com 28 anos, pouco depois de conhecer o filho. Morreu de overdose. O Jeff cresceu tocando guitarra, em bandas e sozinho. Até que um dia, em 91 (ele ainda não era conhecido, nem tinha lançado nada), o chamaram pra tocar num evento tradicional em homenagem ao Tim. Ele só aceitou porque disse que não foi ao funeral do pai, não pôde falar pra ele o que gostaria e que aquela seria a chance de de prestar suas homenagens. O evento foi numa igreja. Subiu no palco, a platéia sabia que ele era 'o suposto filho'. Ficaram esperando pra ver o que aconteceria. A primeira música que ele cantou foi uma que o Tim escreveu pro Jeff e pra Mary. Ele escreveu uns versos a mais, cantou e claro. Todo mundo se cagou. Cantou mais três. A última foi Once I was, da letra aí de cima, que o Tim escreveu sobre a Mary. A primeira vez que o Jeff ouviu a voz do pai cantando foi aos 6 anos, quando ouviu essa música em disco.
Com o Jeff cantando, naquele evento em homenagem ao pai, é de arrepiar. Ouve aqui**. A letra ganha um outro significado, que acaba com qualquer um no último verso. Não é mais só uma música sobre amantes que se perderam (e uma música do caralho sobre amantes que se perderam, aliás. Meu jesus na cruz). No fim da música, a corda do violão arrebentou e ele cantou o último verso sem acompanhamento. Naquela hora a gente bem sabe que era o Jeff mesmo que queria dizer pro Tim "Sometimes i wonder for a while...do you ever remember me?"***.
...
Depois da última música, ele foi pros bastidores e chorou. Voaram agentes em cima dele, arrumou contrato, lançou o primeiro disco. Quanto tava pra começar a gravar o segundo, teve a idéia de se refrescar no rio.


* o que eu acho que foi ótimo. Eu seria mil vezes mais cagada se conhecesse quando era adolescente. Mil vezes.
** a qualidade tá ruim porque é super antiga a gravação, parece ser de fita k7.
*** ele mudou a letra nessa hora também. A original é "will you ever remember me?".



(esse post tava nos rascunhos há um tempo, resolvi postar. meu vô tá bem.)

Um comentário:

xris disse...

serviço de utilidade pública:

http://www.freewebs.com/teganandsaraspain/